sábado, 18 de julho de 2020

ENTREVISTA COM O CASAL “GRITO DE LIBERDADE, DO BRASIL PARA O MUNDO”: ERICK RIBEIRO E DÉBORA ANDRETA - Revista STATTO




O Projeto “Grito de Liberdade – do Brasil para o Mundo” nasceu em 2016 com o objetivo de mostrar o cotidiano de um casal que largou suas vidas, para viajar a bordo de um Motorhome em busca de novas culturas e experiências. De repente, o que era para ser um caminho para a descoberta interior, se tornou um propósito de vida!
Débora Andreta – Life Coaching e formada em enfermagem.
Comece a transformação em sua vida a partir do autoconhecimento, aprenda a identificar seus pensamentos e a blindar suas emoções para alcançar seus sonhos. Sua vida cada vez mais perto da plenitude tão sonhada e planejada por você”.
Erick Ribeiro – Mentor Financeiro (Curso Rota Financeira Inteligente) e formado em engenharia civil
Garanto que você não pensará no dinheiro como pensava antes. E a partir do momento que trabalharmos juntos, te auxiliarei a colocar o dinheiro numa rota certa para ser FACILITADOR de seus PROJETOS, SONHOS e VIAGENS”.
Conte-nos um pouco sobre a trajetória de vida de cada um de vocês? Crenças, onde foram criados, como se conheceram?
De bem com a vida Erick Ribeiro, cofundador do projeto “Grito de Liberdade”, criador do “Método AAII das Finanças” e curso “Rota Financeira Inteligente”, com 34 anos de idade, mas com corpinho de 26 e rostinho de 40. Visão empreendedora, treinador e mentor financeiro e empresarial, palestrante, engenheiro civil, master em “Gestão de Negócios Imobiliários”, gestor empresarial e analista em melhoria de processo, nasceu numa comunidade da periferia de São Paulo mais conhecida como favela.
Adora um novo desafio e já viajou mais de 17 países, em busca de conhecimento e novas experiências, além de suas formações acadêmicas, é fotógrafo nas horas vagas e apaixonado em viver momentos únicos com sua esposa Débora Andreta.
Em suas viagens pelo mundo descobriu seu propósito de vida, que é ajudar as pessoas a transformar suas vidas financeiras, planejar e realizar seus sonhos. Acredita que sonho sem planejamento, ação e consistência, é igual à fantasia. Porém SONHO mais Planejamento, Ação e Consistência é igual a Resultados e Realizações.
Débora Andreta, enfermeira especialista em “Saúde Familiar”, nascida e criada em família humilde, atuou como pesquisadora e também líder de equipe em “Redes Especializadas na Prevenção e Promoção de Saúde”, desde sua formação há 10 anos. Quando, apesar de estar adequada a vida que a sociedade acredita ser o ideal, sentia-se insatisfeita com seus resultados e estilo de vida.
Foi então que em 2016, Débora, juntamente com seu esposo, Erick Ribeiro, até então engenheiro civil e hoje consultor financeiro, saíram do Brasil em busca de seu propósito de vida. Quando na estrada, a bordo de um Motorhome, descobriu o porquê de seus incômodos internos, quebrou paradigmas e superou seus próprios traumas, sentindo o gosto de uma vida cada vez mais intensa e com liberdade. Após o encontro interno consigo, percebeu que muitas pessoas vivem aprisionadas da mesma forma. E percebeu que tinha um grande desejo de ajudar essas pessoas a superarem os seus próprios traumas, para darem o seu “GRITO DE LIBERDADE”, nome dado ao projeto iniciado pelo casal em 2016.
Agora além das especialidades já citadas, Débora conta com formações em “Life Coaching”, “Master Practitioner em Programação Neurolinguística”, “Analista Comportamental”, entre outras, para guiar pessoas que se encontram estagnadas e sem rumo a viver uma vida com Propósito e Liberdade.
O encontro foi na faculdade, mais especificamente no pagode próximo a faculdade (kkkk), quando vi aquela “loirona” dançar não resisti e fui logo chamá-la para dançar, pronto, logo ali já tomei meu primeiro “toco”, mas nunca fui de desistir na primeira tentativa, então fui alvejado pelo segundo “toco”, mas tudo bem continuei por ali até que consegui seu telefone. O resto é história e já se passaram 12 anos, sendo 8 anos já casados.
Um projeto de vida como o “Grito de Liberdade” é bastante desejado por muitas pessoas, mesmo as que não o confessam, esse desejo lá no íntimo de se aventurar pelo mundo. Se pudessem exemplificar, quais seriam os pilares que as pessoas basicamente precisam fazer, para transformar esse desejo em realidade?
Acreditamos que qualquer pessoa que tem um desejo ardente, em seu coração, mais conhecido como sonho, pode sim realizá-lo. Parece clichê o que irei dizer agora (Erick).  Porém uma das partes mais importantes para alcançar algo na vida e ter clareza daquilo que se quer, ou simplesmente do lugar que se deseja chegar. Eu sei que essa resposta nem sempre é fácil de ser respondida, porém posso te falar com propriedade que no início você não conseguirá ver totalmente aonde quer chegar. Ou, o que quer conquistar, mas tenha sempre em mente que o destino final é muito importante, porém você jamais chegará lá se não conseguir fazer nem a próxima curva. Então, preocupe-se com isso, e dê o seu máximo em cada curva e tarefa, que tenho certeza que chegará onde quer. Como eu tenho tanta certeza disso? Eu cheguei até aqui fazendo isso, então você também consegue. Outra coisa que irá te ajudar muito em sua caminhada é entender que você é o único responsável por seus resultados, sejam eles bons ou ruins. Então, não se faça de vítima e resmungão, chame a responsa para você! Arregace as mangas e faça o que tem quer ser feito todos os dias para alcançar seus objetivos. Não dependa dos outros, faça simplesmente sua parte e verá os resultados brotarem em seu jardim. E uma parte que coloco no top list, é não esperar ter muito dinheiro para saber administrar, mas sim aprender a administrar o que tem para ter muito dinheiro. Tenha suas finanças organizadas, viva com 70% daquilo que ganha, invista os outros 30% em seu futuro, na multiplicação do seu patrimônio, construa um “Tanque Financeiro” equivalente a 12 meses do seu custo de vida. Pois caso ocorra algum imprevisto, você não passará por desespero financeiro, e sim conseguirá ter paz financeira para focar em seus projetos e buscar seu “Grito de Liberdade”.
Erick você é um consultor financeiro, que inclusive conquistou a própria autonomia financeira muito jovem. Poderia nos contar como foi seu percurso, o que você fez, do que abriu mão para chegar nesse patamar? Mesmo que tenha crescido e vivido num país onde a economia é extremamente oscilante?
Realmente ter vivido e nascido em um país e uma comunidade menos privilegiada, vamos assim dizer, foi um fator que de certa forma, pode ter me atrasado na conquista de meus objetivos. Porém, isso nunca foi uma barreira para mim, pois nunca me fiz de vítima e reclamão, sempre foquei onde queria chegar e não media esforços legais para que isso acontecesse. Mas, aqui existe um fator primordial em minha caminhada, que agradeço todos os dias de minha vida, que são os ensinamentos, princípios e educação que meus pais me deram, pois mesmo que eles nunca tenham tido a oportunidade de frequentar uma escola na vida, sempre me incentivaram a fazer as coisas com princípio, respeito, honestidade, coragem e sem limitações emocionais. Por exemplo, se você quer algo vá lá e conquiste! Você pode, faça com intensidade, verdade e lute por aquilo que quer, pois se você não o fizer ninguém irá fazer por você. E não se importe se alguém falar que você não irá conseguir, essa é uma limitação deles e não sua.
Outra coisa que entendi muito cedo quando comecei a trabalhar com nove anos de idade nos empreendimentos da família, no ramo alimentício, mais conhecido como Boteco (kkkk) e depois passando a ser engraxate, servente de obras ou trabalhando em agropecuárias entre outros trabalhos que já fiz ao longo de minha jornada, é que tudo tem um começo e que nem sempre será fácil e a sua condição atual não determina seu futuro; mas sua decisão presente sim, irá construir o próximo capítulo de sua vida futura.
E claro não poderia deixar de falar na parte financeira, esse é um dos pontos chave para minha virada. Entendi muito cedo que precisamos primeiro aprender a administrar o que temos, para depois ter muito dinheiro e não o contrário, ter muito dinheiro para aprender a administrar. Essa é uma de minhas fórmulas de sucesso financeiro, inclusive além de mentorias personalizadas, hoje temos também um curso totalmente online o “Rota Financeira Inteligente”, onde ensino técnicas que criei e aprimorei durante minha trajetória, para ajudar nossos queridões e suas famílias a transformarem suas vidas financeiras. Se quiserem saber mais é só entrar em contato conosco pelas redes sociais. Outro fator importante é: nunca dependa de uma única fonte de renda, sempre tenha rendas extras, dessa maneira conseguirá alavancar seu patrimônio, conquistar mais rápido seus objetivos financeiros e estará blindado caso aconteça algum imprevisto no caminho.
Débora, conte-nos um pouco sobre sua trajetória como enfermeira e como isso contribuiu para que, com seu feeling e experiência cuidando de pessoas, te ajude hoje como uma Life Coach?
Minha jornada na área da saúde iniciou como assistente administrativa, onde minhas habilidades em gestão de pessoas já foram diferenciais para minha jornada com o desenvolvimento humano. Após minha formação em enfermagem, iniciei como pesquisadora o que me incentivou a estudar mais sobre as diversas vertentes relacionadas ao ser humano. Mas, foi ao trabalhar em uma “Unidade Básica de Saúde”, que percebi que não gostava muito da parte técnica da enfermagem, mas sim da área de promoção e prevenção em saúde, o que me aproximou de forma única das famílias acompanhadas. Nessa época, também era responsável pela área de planejamento familiar, onde ministrava orientações e palestras em grupo, além de trabalhos de acompanhamento familiar, juntamente com a assistente social da unidade. Nesse período, aprimorei minhas habilidades de ouvir, compreender e direcionar pessoas, buscando sempre a empatia e sem excluir os seus conhecimentos empíricos. Uma jornada que me ajudou muito em minha atuação como “Life Coach” com “PNL” ou “Mentoria”, pois me ajudou a reforçar a minha visão de não julgamento, mas sim de auxilio e direcionamento, levando em consideração a experiência de vida de cada um e de sua visão do mundo, que com certeza será diferente da minha. Ter a oportunidade de fazer parte da trajetória de vida de alguém é um privilégio e uma honra. E como mentora, tenho muito respeito pela história de vida de cada um e acredito profundamente que independente dos traumas e limitações a que as pessoas possam ter sido submetidas em suas vidas, elas são capazes de alterar o presente para ter um futuro de acordo com o sonho delas. E eu ajudo nessa jornada de autoconhecimento e descoberta de propósito, para que ela tenha a escolha de manter o que quer em sua vida e mudar o que não serve mais, para conseguir alcançar o que deseja.
Apesar de hoje se falar muito em inteligência emocional e autoconhecimento, fomos ensinados a deixar isso de lado, como se não fosse tão importante quanto às outras áreas palpáveis da vida, como conhecimento em geografia, história ou matemática, porém ao se deparar com os desafios da vida, suas emoções e a forma como você lida com elas, determinarão suas ações e reações perante cada situação, te aproximando ou afastando de seus objetivos. Sempre falamos com nossos queridões que não adianta viajar o mundo para fugir dos seus problemas, pois muitos deles são internos e você “se levará” para qualquer lugar que for, se você não aprender a lidar com suas emoções, você poderá estar em qualquer lugar do mundo e ainda assim, só conseguirá enxergar problemas pelo caminho. A sua jornada se inicia dentro de você!
Poderiam traçar uma linha do tempo, dizendo os principais países já que estiveram e contar um pouco da experiência (se ficaram em casa ou Motorhome, tempo de permanência, como ganhavam dinheiro) em cada um deles?
Passamos por 17 países até agora, sendo 12 deles na Europa e 10 com nosso Motorhome. Nosso primeiro vôo foi em março de 2016, saindo do Brasil rumo à Irlanda, nossa primeira parada por praticamente 1 ano, para aprender o inglês. Por lá, eu Erick, trabalhei como KP (Kitchen Porter) basicamente lavador de louças, pois não queríamos mexer em nossas economias e investimentos no Brasil, tudo isso fazia parte de planejamento inicial, aliás, ficaria muito mais fácil aprender o inglês vivendo com a cultura local. E foi lá também que descobri o talento para fotografia e passei a atuar como fotógrafo de casamentos, fazendo renda extra, um dos meus pilares para a riqueza (kkk). A Débora iniciou fazendo faxina em casas de famílias, seguindo a mesma linha de nosso planejamento financeiro e de objetivos, e por lá também iniciou um dos seus primeiros “Gritos de Liberdade” de sua vida, que foi cantar nas ruas de Dublin, atuando como “Busker”, digo isso, iniciando seu “Grito de Liberdade”, pois a Débora apesar de cantar muito (nem sou Fã né!) ela sempre foi muito envergonhada quando ela era o centro das atenções. Mas isso foi vencido e as ruas de Dublin foram agraciadas pela sua voz e talento, porém quando tudo por lá já estava massa demais, decidimos recalcular nossa rota e comprar nosso Motorhome na Holanda em março de 2017. Essa história é bem engraçada, pois compramos nosso Motorhome pela internet sem nunca ter entrado em um Motorhome na vida, mas depois contamos essa história em detalhes e também quem quiser saber um pouco mais entre lá em nossas redes sociais. Então começamos pela Holanda, seguimos para Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, um país com um dos maiores PIBs da Europa, com apenas 37 mil habitantes que nem sabíamos que existia e que só tem Porsche na rua (kkkk)! França, Espanha e Portugal e depois de avião para Inglaterra. Por quase todos esses países que passamos, nosso sustento na estrada foi mantido por grande parte da primeira fase, pelas economias geradas e mais uma vez nossa boa administração financeira. Sempre pensando a médio e longo prazo. A Débora também cantou em cinco países e que sempre renderam ótimos frutos financeiros. Depois dessa fase e até hoje vivemos sem patrocínio financeiro nenhum, vivemos apenas com recursos próprios, fruto de investimentos que temos no Brasil e exterior. Por todos esses países que passamos na primeira fase, ficamos “full time” no Motorhome, raramente dormimos na casa de algum amigo ou conhecido. Na verdade, as pessoas adoram vir nos visitar no Motorhome, para ver como é e sentir a sensação de liberdade, acordar cada hora em um lugar e país diferente. E foi nessas visitas que entendemos que a viagem era um preparo, que virou um presente e hoje é a cereja do bolo, porém o que nos movia e nos move até hoje, é conhecer pessoas, suas histórias e ajudá-las a darem seu “Grito de Liberdade” geográfico, financeiro e emocional. Essa é e tem sido nossa melhor experiência.
Quais os prós e contras de viajar de Motorhome?
Olha aqui poderia ficar discursando vários pontos, mas vou me ater apenas em alguns: a parte boa de viajar de motorhome, sem dúvida nenhuma é ter a liberdade geográfica de acordar em diferentes lugares, paisagens, países e claro com sua casa a tiracolo. Tipo, “caraca”, não precisa arrumar as malas todas às vezes porque já está tudo ali pronto a seu dispor. Viajar com Motorhome também é muito vantajoso, pois você sai do raio dos turistas, conhece a cultura local, pequenas vilas e isso te traz uma bagagem riquíssima, a parte econômica também em nosso caso faz diferença, pois viajar de Motorhome é muito mais econômico do que os meios tradicionais. Os pontos contra não são muitos, mas, viajar e viver dentro do Motorhome exige muita disciplina, organização e com isso uma parte muito operacional em todos os sentidos, que às vezes se torna desgastante. Pois não é uma casa comum que você aperta a descarga e pronto foi tudo embora e você nunca mais veja a “Me@@@ que fez kkkk”, existe um trabalho sujo a se fazer. Antes de dormir você precisa nivelar o carro para não dormir com a cama desnivelada, a quantidade de água sempre é limitada, mas se puder listar uma pior de todas é o banho. Temos chuveiro sim no Motorhome, porém nunca será como um banheiro de uma casa comum, disso sentimos muita falta, sabe aquele banho com mais pressão na água e um pouco mais à vontade? Então, é desses que estamos falando. No mais, a viagem e vida no Motorhome é superconfortável e somos suspeitos para falar, pois já viajamos assim há quase 3 anos né?!
Com a bagagem já acumulada nos países que já estiveram, poderiam nos dizer se existem países onde o povo brasileiro é mais aceito, ou se adapte melhor em termos de moradia, trabalho e relacionamento interpessoal?
Adoramos grande parte dos países que moramos e passamos e poderíamos falar um pouquinho de cada um em particular, mas se tivéssemos que escolher um, sem sombra de dúvidas seria Portugal, pela facilidade do idioma, existem sim diferenças culturais, mas eles nos recebem com tanta alegria, receptividade e a maioria deles sempre está pronto a te ajudar, o clima de Portugal também é ótimo comparado como o restante da Europa, mais quente, mais dias de sol, menos frio e paisagens de tirar o fôlego. Gostamos tanto que fizemos de Portugal nossa base geográfica na Europa, se tornando nossa segunda casa.
Vocês pensam em ter filhos? Existe um planejamento ou é um sonho distante? Como imaginam a criação deles (as): num único lugar ou no mesmo ritmo que vivem atualmente?
Pensamos sim em ter 2 filhos e já estão em nossos planos de curto prazo, e queremos criá-los livres, sempre em movimento. Conhecendo novas culturas, experimentando diferentes tipos de comidas, expostos a natureza, diferentes idiomas, aprendendo um pouco a cada parada sem limitações, dizendo para eles que sim eles podem ser e conquistar o que eles quiserem. Bom depois dessa explicação nem precisamos falar que queremos tê-los na estrada né!
Como fazem para lidar com a saudade da família? Vocês conseguem encontrar as pessoas mais próximas com qual regularidade?
Essa é uma questão que às vezes nos pega, mas com ajuda da internet hoje esse relacionamento fica muito mais próximo e fácil. Ligações por chamada de voz ou videoconferência são bem frequentes entre nossos familiares, e quando a saudade aperta um bocadinho mais, pegamos um vôo e pronto, depois de algumas horinhas estamos lado a lado. Essa parte é bem curiosa também, pois os pais da Débora agora têm um pretexto a mais para fazer viagens internacionais (kkkk), eles já nos visitaram na França e Portugal e ficaram conosco dentro do Motorhome, pensa a logística e calor humano (kkkk). E assim a balança da saudade fica cada vez mais equilibrada e saudável.
Que mensagem podem deixar as pessoas nesse momento de incertezas tanto no aspecto emocional, com o confinamento, quanto econômico e de saúde?
Primeiro tenha em mente que o mundo é cíclico, altos e baixos, talvez agora estejamos vivendo a baixa, mas isso irá passar e você voltará a viver os dias de alta. Aproveite esse momento para se reinventar e fazer aquilo que sempre teve vontade de fazer seja na área profissional, conjugal, pessoal e familiar. Aproveite também para rever e organizar suas finanças, caso você esteja passando por dificuldades nessa área, não é porque você perdeu o emprego, ou perdeu seu próprio negócio e sim porque enquanto você os tinha não soube administrar aquilo que tinha, então aprenda e administrar suas finanças e faça sobrar de 20 a 30% do seu salário todos os meses e com esse dinheiro comece a construir seu “Tanque financeiro” equivalente a 12 meses do seu custo de vida atual. Para quando surgir algum imprevisto, enfermidade ou acontecimento abrupto como esse que estamos vivendo, você esteja muito mais preparado, esse também é um conhecimento que compartilho e ensino passo a passo no curso “Rota Financeira Inteligente”.
No âmbito emocional, foque naquilo que você pode controlar, pois você até pode se manter informado do que está acontecendo ao seu redor, mas se alimente daquilo que te faz crescer e te ajuda a alcançar seus sonhos. Ao colocar toda a sua energia em coisas que você não pode controlar, será paralisado pelo medo e ainda estará perdendo um tempo valioso com o excesso de informação não proveitosa para sua mente. Outra dica é, tenha paciência e aproveite para se desenvolver e desfrutar de momentos importantes com as pessoas que você ama.
Para mais informações se inscrevam em nosso canal e também confiram nossas páginas: https://www.instagram.com/gritodeliberdade_/
Rota Financeira Inteligente – Gratuito
Este Grupo tem o objetivo de compartilhar dicas financeiras simples práticas e aplicáveis para você organizar suas finanças, fazer sobrar dinheiro todos os meses, conquistar liberdade geográfica, financeira e viver o melhor de suas vidas também será uma via de comunicação direta comigo.
ANÚNCIO DO BLOG: Mercado TRADER e Opções BINÁRIAS:     https://app.monetizze.com.br/r/AVV8667776

Nenhum comentário: