sexta-feira, 31 de julho de 2020

ENTREVISTA COM ARLINDO JÚNIOR – ADM DE CAD/CAE EM ENGENHARIA DE PROJETOS - revista STATTO




Tivemos a honra de conversar com o carioca da gema, Arlindo Júnior, que atua como Administrador de Softwares na área de Engenharia de Projetos. E nos contou como foi sua árdua trajetória na profissão e que hoje já atua em outros países!
Nome completo: Arlindo Antônio Ferreira da Silva Júnior
Formação: Técnico em Engenharia Civil
Profissão: Administração de Software
Conte-nos como foi sua trajetória profissional até aqui?
Infelizmente não tive muita orientação da família, mas após uma indicação de um grande amigo para um curso de PDS (Plant Design System), onde eu não tinha noção de nada, acabei me destacando e sendo orientado pela professora a fazer um curso técnico e o curso de Microstation. Fiquei como estagiário e ajudante nesse curso de PDS como assistente da professora. Depois, após de me formar em Microstation, dei aula de Microstation e com o tempo fui me adaptando ao mercado. Comecei na Engenharia de Ar condicionado na Air Marine como Desenhista, onde foi uma grande escola. Depois como projetista de tubulação e hoje sou ADM de CAD/CAE.
Quem é o Arlindo Júnior na vida pessoal? Família, gostos, hobbies, interesses…
Simples, brincalhão, extrovertido, bem família! Que ama o dia, praia, comida, futebol e esportes. Gosto muito de passear, mas também amo minha casa, curtir meu canto!!!  Família acima de tudo sempre! Tenho manias, por exemplo, de limpar tudo, odeio portas e gavetas abertas. E curto cozinhar e ficar entre amigos!
Você teve êxito desde o início nessa carreira ou o caminho foi árduo? Em quais países você já atuou e por quais empresas já passou?
Ah, sempre é árduo! Como não tive muita orientação o início foi árduo. Mas graças a Deus, tive discernimento nas escolhas. Tive bons companheiros de trabalho e consegui vencer inúmeras vezes.  E quanto às perdas, levei como aprendizado.  Atuei no Brasil, Austrália, Portugal e França (Itália remotamente).
O que você diria a um jovem que tem o sonho de ingressar na área de engenharia de projetos? O que ele deve ter em mente e por onde começar?
Foco nos estudos. Faça um curso técnico antes da faculdade para se orientar no que mais gosta. A faculdade irá abrir um grande horizonte e lhe dará um norte! Caia dentro dos estudos, pois irão aparecer os estágios. Consequentemente propostas e assim vai…  Estude inglês, que é um diferencial e abrirá mais o seu horizonte.
Em nossa economia brasileira (e seus altos e baixos de anos), como você vê essa área daqui a alguns anos em nosso país com toda a bagagem que vêm acumulando por onde tem circulado?
Talvez eu não me aposente no Brasil ou volte. No entanto, se eu voltar ao Brasil, gostaria de morar no Nordeste ou em alguma casa de campo ou praia.  Abrir uma pousada só de cinco quartos no máximo.  Mas Portugal nesse momento tem sido uma ótima opção.
Quais idiomas você fala? E qual a importância de estar bem preparado nesse quesito?
Português, Inglês (fluente), Francês (iniciante) e Espanhol (iniciante). A língua é um diferencial absurdo em todos os segmentos. Investir nisso hoje em dia é necessidade.
Os softwares nessa área sofrem constante atualização ou quem faz um curso consegue atuar sem investir em constante reciclagem? Quais os softwares mais utilizados atualmente dentro dessa área e quais as diferenças entre eles?
Sim todo ano tem atualizações, mas depende da sua área de atuação. Ao estudar na Austrália percebi que mesmo o software sendo bastante divulgado e usado mundialmente, sempre há um concorrente que faz a mesma função e atende a necessidade da empresa, o mais famoso nem sempre é usado. Ex.: No Brasil usamos o SAP para cálculo estrutural, já na Austrália se usa o SpaceGass. Em algumas refinarias você vê o SmartPlant, em outras o PDS ou Micrsotations somente.
Isso depende das datas de celebração dos contratos, as empresas envolvidas e o gosto do cliente. Então, quanto mais conhecimento você tem de um software, melhor será seu resume.
Muitas empresas agora por conta da economia estão contratando os profissionais com o resume atualizado (cursos). Só fornecem a reciclagem se você tiver um ano de trabalho, ou seja, o melhor caminho é se atualizar para entrar no mercado.
O que poderia nos dizer sobre a vantagem de um bom Networking (rede de relacionamento)? Isso é um diferencial nesse meio ou a pessoa com um bom currículo consegue buscar oportunidades com facilidade?
O Networking sempre foi mais importante que o conhecimento em si, isso é nítido no Brasil. Muitas das vezes irão ver companheiros de trabalho que não condizem com a função, porém o mesmo foi indicado por algum chefe. Hoje em dia isso vem acabando. Mas ainda é nítido no Brasil. Mas o Networking é uma ferramenta essencial para chegar ao mercado e ver as oportunidades, tanto no campo de contratos como de softwares.
Essa área é muito exaustiva no dia-a-dia ou é possível tirar um tempo para lazer? Conte um pouco sobre os lugares que mais gostou de visitar fora do país? Onde se sentiu mais acolhido pelo povo local?
Sim é muito exaustiva, em 99% dos contratos trabalhamos contra o tempo. Muito difícil achar um contrato com tempo de execução correto, atendendo todos os contratempos (gordura), ou seja, com uma estimativa para os contras tempos. Mas temos que aprender o que é qualidade. Na Austrália a qualidade de vida é absurda, você rala mais que no Brasil, porém tem retorno. A economia é justa, você vê famílias no parque das praças às 2 da tarde, numa terça ou quarta-feira. Se você for a um restaurante às 21h e a cozinha fecha às 21h, nem por um milagre o restaurante irá lhe atender, pois ele zela pela qualidade de vida dos funcionários. Não existe esse lance igual ao do Brasil, de trabalhar de acordo com o movimento, os horários são definidos e ponto final.
Gostei muito da Indonésia, simplicidade ao extremo, lugares lindos, mas posso considerar a Austrália como uma segunda casa. Um país onde a economia é justa, o trabalho de todos é valorizado, a educação é constante e a qualidade de vida é a prioridade.
Com a pandemia que estamos enfrentando, muitos perderam suas fontes de renda. Quais dicas práticas você daria a um profissional da área que precisa rapidamente se reinserir no mercado?
Na crise que as oportunidades surgem…  Estude e esteja atento, não tenha vergonha de trabalho, estude e não seja apressado para ter resultados. Às vezes temos uma habilidade escondida e não desenvolvemos pela simples falta de tempo e conhecimento. Invista em si próprio!
Contatos:
Instagram: @ARLINDO_JUNIOR
Whatssap: + 351 9119 40 116
Email: JC.ARLINDOJUNIOR@GMAIL.COM

extraído: https://revistastatto.com.br/lifestyle/entrevista/entrevista-com-arlindo-junior-adm-de-cad-cae-em-engenharia-de-projetos/















ANÚNCIO DO BLOG: PRECIFICAÇÃO CONVENCIONAL E PRECIFICAÇÃO ESTRATÉGICA, REAGIR ÀS CONDIÇÕES DO MERCADO OU GERENCIÁ-LAS DE MANEIRA PROATIVA. - Clique aqui e adquira já o seu: https://app.monetizze.com.br/r/AUF7860529

Nenhum comentário: