quinta-feira, 15 de outubro de 2020

CAMPOS DO JORDÃO – A SUÍÇA BRASILEIRA! - revista STATTO


                                                (Foto: Prefeitura de Campos do Jordão)


Localizada no estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é conhecida pelo seu estilo europeu, belas paisagens e grande número de turistas nos períodos mais frios do ano.

Campos do Jordão tem construções marcadas por uma identidade europeia, mas na realidade foi ocupada por índios, desbravadas por portugueses e desenvolvida por nordestinos, graças ao forte papel dentro do comércio da cidade, fundamental para sua economia e para a movimentação do setor de turismo. Fundada em 1874 pelo português, Matheus da Costa Pinto, que se instalou nas terras, montou uma pensão e ergueu uma capela, ela só viria a ser batizada como a conhecemos hoje em 1934, quando o município se tornou independente de São Bento do Sapucaí.

Dá para se divertir muito nos passeios em Campos do Jordão sem gastar muito. Famosa pela arquitetura, a cidade fica lotada de turistas no inverno, porém é uma delícia de ser visitada também em outras estações do ano. Com vários pontos turísticos, ar romântico, chocolates e cervejas incríveis, parques muitas atrações, Campos do Jordão é uma ótima opção para viagens de final de semana. E com a chegada da primavera você pode conhecer o que a cidade oferece: além de charmosa, sabe envolver o turista.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a altitude máxima da cidade é de 1628 metros. Suba o Pico do Itapeva (do tupi, Pedra Achatada), que fica a 35 metros da divisa com Pindamonhangaba, para observar os cenários da elevação rochosa de 2030 metros de altitude. Ali do alto, é possível observar, em dias de céu azul, 15 cidades da região do Vale do Paraíba. No topo há antenas retransmissoras e um laboratório de pesquisa de raios montado pela Força Aérea Brasileira.

Temperatura e clima de Campos do Jordão

Durante os meses frios, a média das temperaturas mínimas na cidade é de 5°C, mas podem ficar um pouco mais baixas eventualmente. Durante o dia as temperaturas máximas costumam chegar a 18°C, mas dificilmente os termômetros apontam temperaturas superiores no auge do inverno. Em agosto e setembro o frio continua, embora menos intenso e com mínimas de aproximadamente 4°C e máximas de 20°C.

Com sua área verde, cachoeiras e clima tropical temperado (fresco, com verões amenos e sem estações secas), Campos do Jordão ganhou o apelido de Suíça Brasileira também por se tornar referência no tratamento de doentes, sobretudo enfermos de tuberculose. A cidade começou a ganhar o status de centro de cura no começo do século 20 depois que o dramaturgo Nelson Rodrigues se internou várias vezes por ali para tratar de uma tuberculose que o atormentou por anos. O aumento da qualidade de vida dos pacientes se dava pela pureza do ar, que contribuía para fechar as “cavernas” criadas nos pulmões.

Alguns passeios em Campos do Jordão:

Palácio do Alto da Boa Vista

O endereço foi construído pelo governador Adhemar de Barros, em 1954, para servir de residência de inverno do governador. Desde a década de 70, tornou-se um museu aberto ao público com obras modernistas como Tarsila do Amaral, Anitta Malfatti e Candido Portinari. O visitante pode ver também esculturas de Victor Brecheret. A casa tem 3.000 metros quadrados de área construída e 105 cômodos dentro de 95.000 metros quadrados de jardim. As visitas são monitoradas e duram cerca de 30 minutos. Não é preciso agendar.  Avenida Ademar de Barros, 3001, alto da Boa Vista.

Informações: 12 3668-9759 – Grátis.

Passeio na Fábrica da Cervejaria Baden Baden

A Baden Baden, uma das cervejarias artesanais mais famosas do Brasil, nasceu em Campos do Jordão em 1999, fruto do trabalho de quatro amigos. Com rótulos inspirados nas cervejas alemãs, sobretudo a tradicional Weiss, feita de trigo, a marca já ganhou 14 prêmios em eventos nacionais e internacionais, dentre eles o European Beer Star, uma das mais importantes competições de cervejas do mundo. Com capacidade para 700 pessoas, o bar da cerveja, no bairro de Capivari, é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes e está sempre lotado. Além experimentar a cerveja e comer um dos pratos alemães servidos na casa, o visitante pode realizar um tour guiado pela fábrica, com degustação e dicas de harmonização.

Avenida Matheus Costa Pinto, 1653, Vila Santa Cruz

Para agendar: 12 3664-2004 ou badenbadentour@brasilkirin.com.br.

Teleférico

O passeio garante uma das vistas mais bonitas da cidade. No trajeto, passa-se por cima de jardins e do Parque da Estrada de Ferro. O visitante sai do pé do Morro do Elefante e sobe a 1.800 metros do nível do mar até o topo da montanha. Avenida Emílio Ribas, s/nº.

Informações: 12 3663-1530

Horto Florestal

Afastado do centro, há um dos mais famosos passeios em Campos do Jordão, é o Parque Estadual de Campos do Jordão. O Horto, como é popularmente chamado, tem área de 83.000 metros quadrados de natureza preservada, com araucárias e espaços para descanso. Também estão bem sinalizadas seis tipos de trilhas de duas a cinco horas de duração. Se você gosta de fazer trilha, vale o esforço, pois você vai encontrar lindas paisagens. Avenida Pedro Paulo, s/nº. Estrada do Horto Florestal

Informações: 12 3663-3762

Festival de Inverno

Inspirado no Festival de Tanglewood, realizado em uma fazenda em Massachussets, EUA, o Festival de Inverno de Campos do Jordão foi criado em 1970, pelo secretário da Fazenda, Luiz Arrobas Martins, e ocorre todo mês de julho, época de altíssima temporada de inverno da cidade. Além da apresentação de concertos, muitos deles gratuitos em lugares como a Praça da Vila Capivari e o Auditório Cláudio Santoro, o festival, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e pela Fundação Osesp, se fortaleceu com seu programa pedagógico, com aulas e bolsas de estudos concedidas a jovens músicos.

Aventura para crianças e adolescentes

Para quem viaja com crianças, o Centro de Lazer Tarundu é uma ótima opção! O local oferece mais de 33 opções de atividades diferentes e divertidas em meio à natureza, como tirolesa, paintball, arvorismo e até mesmo um rinque de patinação no gelo que funciona durante os meses frios.

Amantes da Natureza

Os cenários naturais e belíssimos da Mata Atlântica ficam ainda mais encantadores no Morro do Elefante, no Belvedere e na Pedra do Baú. No Pico do Itapeva, a 2.030 metros de altitude, também é possível apreciar a vista de mais de 10 cidades do Vale do Paraíba.

Durante o dia também é possível aproveitar outras atrações e passeios populares entre os turistas que visitam a Serra da Mantiqueira, como o Palácio Boa Vista, o Museu Felícia Lerner, o Parque Amantikir, o Horto Florestal e a estação ferroviária.

Em meio às paisagens imponentes da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão oferece aos seus visitantes diversas opções gastronômicas, festas e eventos, assim como um comércio bem agitado. São várias chocolatarias, cafés, cervejarias, restaurantes, bares, pousadas e hotéis espalhados pela cidade. Você encontra a maioria deles no movimentado bairro Vila Capivari, um bairro temático e influenciado pela cultura europeia presente na região!

Um dos hotéis mais caros e luxuosos do Brasil fica aqui!

O Botanique Hotel & Spa, aberto em 2012, com diárias que custam mais de R$ 2 mil. Cercado pela vegetação da Serra da Mantiqueira, a 30 km do centro da cidade, o hotel ocupa uma área de 1, 2 milhão de metros quadrados no Vale dos Mellos, marcado pela rica vegetação da Mata Atlântica.

Alto do Capivari

No Alto do Capivari, bairro mais nobre da cidade, é possível avistar construções temáticas e casas imponentes, muitas pertencentes a famosos. O governo dá um desconto de 10% no valor do IPTU das casas construídas a partir desse estilo, inclusive a dos caseiros.  No alto de uma colina, está o hotel Home Green Home, que mais parece um castelo europeu, e do hotel Mont Blanc, abandonado devido à má administração e que hoje é considerado por moradores como mal-assombrado.

Campos do Jordão está no topo da lista de cidades mais caras para se hospedar no inverno brasileiro. Então, aproveite para conhecer e visitar também em outras estações do ano, pois vale a pena!

Alguns motivos para visitar a cidade fora da estação de inverno:

  • – Praticar atividades ao ar livre
  • – Natureza ainda mais verde
  • – Eventos culturais
  • – Paisagem é ideal para tirar fotos
  • – Restaurantes tem pratos especiais para a estação
  • – Sem filas no estabelecimentos e passeios
  • – Menos movimento nas estradas
  • – Preços de hotéis e pousadas mais em conta
  • – Flores estão por todos os lados (especialmente na primavera)!
  • – Clima e temperatura mais agradáveis

Espero ter ajudado!

Extraído: https://revistastatto.com.br/lifestyle/viagens/campos-do-jordao-a-suica-brasileira/












*ANÚNCIO DO BLOG: Mercado TRADER e Opções BINÁRIAS:     https://app.monetizze.com.br/r/AVV8667776


Nenhum comentário: