sexta-feira, 19 de novembro de 2021

 

ENTREVISTA COM DULCE MORELL – DO BRASIL PARA A ESPANHA!

17/05/2021 às 14h38


Conversamos com Dulcelena do Nascimento, de Piracaia São Paulo, hoje empresária da indústria moveleira, Comercial Morell, na Espanha. Mas nem tudo são flores… Dulce saiu do país para tentar a vida num país diferente, preocupada com os três filhos pequenos. Devido ao plano Collor no Brasil, muitas famílias na década de 90 tiveram suas economias confiscadas de uma hora para outra! Não deixe de ver essa interessante entrevista!

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória e o que te motivou a sair do país?

Eu vivo na Espanha desde 1990 quando o então presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello, fez o Plano Brasil Novo: congelando as contas bancárias de todos os cidadãos. Como muita gente, fiquei sem trabalho, sem dinheiro e com três filhos pequenos para criar.

Buscando opções encontrei uma saída, vindo para a Espanha.

Aqui trabalhei em diversos empregos como na colheita da fruta, cuidadora de idosos, garçonete entre outros.

Casei-me novamente e tive filhos aqui na Espanha também, mas recentemente fiquei viúva.

Hoje em dia tenho uma fábrica de móveis sob medida (https://comercialmorell.com), e estamos trabalhando a 150%.

Depois do primeiro lockdown cada um viu as deficiências do seu lar, e quem conseguiu fez reformas.

O estilo de vida aqui é muito diferente. O ritmo é uma correria tremenda, se comparamos com o Brasil que é mais sossegado.

Como é o custo de vida, salários, estrutura de saúde e etc. na Espanha?

O salário mínimo é de 950€, porém dependendo do sindicato este pode ser maior. O custo de vida também é muito mais alto. Na questão da saúde e educação funcionam muito bem. A cobertura é bastante ampla inclusive os remédios, em muitos casos, recebemos uma subvenção da “Seguridad Social”, ou seja, da Previdência Social, segundo o nível de renda de cada um.

Onde você mora na Espanha e quais os trabalhos mais acessíveis para estrangeiros?

Vivo no estado da Catalunha, numa cidade pequena de quase 4mil habitantes que se chama El Morell. Cabe destacar que aqui é frequente municípios de menos de 10 mil habitantes. Uma cidade grande tem em torno a 100 mil habitantes.

Em relação ao trabalho agora os setores com maior demanda de estrangeiros são as colheitas e o cuidado de anciãos.

O que você pode dizer com relação a uma ida para o exterior nesse momento? Tendo em vista uma mudança permanente?

Eu acho que hoje em dia viver no exterior e encontrar trabalho é muito difícil, e caro. É preciso pensar muito bem antes de dar o passo. Na Espanha mesmo o desemprego já está em torno de 18%, sendo este muito elevado afetando especialmente os jovens e pessoas sem experiência.

Dada à situação atual convém vir com contrato de trabalho já que nada garante o acesso a uma vaga, ainda que não seja qualificada. Pensem que infelizmente muita gente se vê forçada a voltar ao país de origem com pouco tempo fora. Essa é a situação atual.

E fazendo uma análise do início em relação aos dias de hoje. Valeu à pena imigrar?

Eu já estou aqui já faz meia vida, agora mesmo não me arrependo de ter vindo. Mas quando cheguei chorava muito de saudades por ter deixado meus filhos no Brasil (na época), por ter eles longe. Ainda hoje, tenho muitas saudades da família, porém a minha vida está aqui. Ainda que a saudade bata no peito, e bate, já não tem muito sentido voltar.

————————————————————————–

BLOG DANIELA DUARTE

http://duartehousecomunicacao.blogspot.com

https://revistastatto.com.br/lifestyle/entrevista/entrevista-com-dulce-morell-do-brasil-para-a-espanha/

Nenhum comentário: