quinta-feira, 15 de outubro de 2020

CRÔNICAS: ORIGENS: FAUSTINO SOUZA DUARTE – CLÃ DUARTE DE RIACHO DE SANT´ANNA – BAHIA / BRASIL - revista STATTO



A busca por nossas origens desperta uma curiosidade pelo passado que nossos familiares viveram. Será que nossos antepassados foram felizes? Almejavam viver somente ali naquele povoado, ou tinham ambições de conhecer outras regiões?

Fato é que muitos de nossos antepassados de fato circularam por muitos lugares. Viveram experiências, amaram, sofreram e já partiram para outro plano.

Nossa vida é breve, passageira como trem bala. Uma hora cá estamos fazendo planos, e num piscar de olhos o tempo passou. Nossa existência se findou.

E o que deixaremos às futuras gerações? Dinheiro? Bens? Fé? Tradições? Seja lá o que for a memória das próximas gerações precisa ser alimentada, caso contrário, tudo se perde com o tempo…. Nem rastro de nossa história fica. Se não tentarmos de alguma forma, contar um pouquinho da história aos nossos descendentes.

Dizem que meu avô era filho de português, cresci ouvindo essa história. E depois disseram que na verdade ele era neto de português. Na verdade, não importa muito (se bem que tirar a cidadania portuguesa seria bem legal hein, risos). Mas existem outros meios de se conseguir isso e até de maneira mais simples (depois de pesquisas isso ficou mais claro).

Mas algo de profundo, quase místico existe em querer conhecer melhor nossa história familiar. E percorrendo alguns caminhos, me deparei com nomes, datas (às vezes desencontradas) e algumas curiosidades.

Faustino Souza Duarte, nascido em Riacho de Sant´Anna, Bahia, aos 14 de fevereiro de 1914. Filho de: Anna Rodrigues da Silva (1894-1963) e José de Souza Duarte (1.894-1963). Aí começa uma curiosidade ao estudar alguns documentos! Na certidão de “Inteiro Teor – Casamento” do tio Marcos (Marcos de Souza Duarte), irmão do avô Faustino, diz que Anna Rodrigues da Silva e José de Souza Duarte, faleceram em março de 1936. Teria sido acidente? Pensei a princípio, pois cita que faleceram no mesmo mês e ano.

Mas na árvore genealógica inclusa por um descendente de Anna Rodrigues da Silva (no site Family Search) possivelmente um neto ou bisneto da Bahia, eles viveram bem mais além, conforme datas em parênteses acima.  Essa informação não foi confirmada ainda pelo cartório de Riacho de Sant´Anna, pois registros muito antigos levam bastante tempo para serem localizados. Se de fato faleceram em 1936 ou não.

Tanto na certidão de óbito de Faustino Souza Duarte, como na certidão de casamento de Marcos de Souza Duarte (veja que ele tem o “de Souza”, diferente de Faustino Souza Duarte), os nomes dos pais estão conforme filiação mencionada acima.

Os pais de José de Souza Duarte (meus tataravôs, ou avós paternos de Faustino Souza Duarte), no cartório aparecem como: Galdino de Souza Duarte, natural de Riacho de Sant´Anna e a mãe é, Galdina Joaquina da Conceição, também de Riacho de Sant´Anna – Bahia.

Galdino e Galdina! Que interessante! Ao que tudo indica, Faustino Souza Duarte, é filho e neto de brasileiros, naturais de Riacho de Sant´Anna, Bahia!

No cartório, encontramos uma pessoa muito bacana que faz a pesquisa. A princípio, a neta Nilzete esteve falando com a moça do cartório. Agora estou dando continuidade, mais a título de curiosidade mesmo, pois provavelmente a nacionalidade do pai e avô do vô Faustino é mesmo brasileira!

Antigamente as pessoas registravam os filhos todos no mesmo dia, depois de vários anos de nascidos. No mesmo dia 21/05/1921, o sr José de Souza Duarte (nosso bisavô, pois estou contando a história do ponto de vista de neta, “kkkkk”) registrou 4 filhos: Mathilde, Lázaro, Joana e Faustino, cada um com uma data de nascimento diferente, mas registrados no mesmo dia (informação do cartório de Riacho).

Outros irmãos e/ou possíveis irmãos do vô Faustino (informação informal passada por parentes): Olavo, Benedito, Maria, Marcos (tio Marcos, o fazendeiro de terno branco na foto) e Ana.

Como temos a informação de que o vô Faustino tinha outros irmãos e irmãs, eles provavelmente foram registrados em outra data e outro cartório da região (filhos mais velhos, como no caso do tio Marcos).

Avós maternos de Faustino Souza Duarte e Marcos de Souza Duarte são: (os pais de Anna Rodrigues da Silva), Porfírio da Silva Soares (1867-1946) e Maria Rodrigues da Silva (1872-1952). Os nomes foram informados pelo cartório, as datas coletadas no site familysearch.org

Importante dizer que essas informações são passíveis de erros, pois alguns dados se perderam e outros foram transmitidos por terceiros (site de árvore genealógica) e etc. Quem me apresentou o site e iniciou nossa árvore genealógica mais próxima, foi minha irmã Giselli. E lá encontrei a genealogia que outros parentes ligados a nós fizeram de antepassados já falecidos. Por segurança, o site só compartilha os registros de terceiros, de pessoas falecidas.

A pessoa que nos atendeu no cartório de Riacho e está fazendo a pesquisa diz que leva bastante tempo e muitas vezes não é mais possível dar certeza absoluta das informações. Pois os registros são muito antigos e existe a possibilidade de homônimos (pessoas com o mesmo nome e com pai e mãe com nomes parecidos também). Mas pelo menos a informação da filiação e data de nascimento de nosso avô batem com a data do cartório.

Faustino Souza Duarte – 14/fez/1914

Filho de Anna Rodrigues da Silva e José de Souza Duarte

Cônjuge: Deraldina Maria dos Santos Duarte (1922-2018 *conforme certidão de óbito dela).

Deixando um pouco a genealogia de lado, sabemos que essa parte do clã Duarte migrou depois de alguns anos para a região de Marília, juntamente com os parentes Da Silva (tio Joaquim). Lá ficaram por alguns anos, onde inclusive a certidão de casamento de Faustino e Deraldina Maria dos Santos Duarte, foi feita (outro cartório).

Depois de Marília, partiram para a cidade de Santo André, aonde nosso avô veio a falecer, no ano de 1968 com diagnóstico de úlcera cancerosa (conforme certidão de óbito).

Mas nesse tempo breve de sua vida, teve filhos, trabalhou com carpintaria, era muito religioso pelo que nos contam (protestante, ou como é chamado nos dias de hoje, evangélico praticante). Infelizmente não tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, pois nasci no ano de 1978 (10 anos após sua morte).

Nosso avô deixou 9 filhos (sendo os 3 últimos, ainda menores): Júlia (do 1º casamento), Maria Duarte, Maria Justina (tia Nica), Osvaldo, Carlos, Arnaldo (o declarante do óbito no cartório), Matilde, Jonas e Daniel. E nossa avó Deraldina Maria dos Santos Duarte, viúva aos 46 anos de idade (1922-2018, conforme certidão de óbito dela).

Nossa breve vida, mesmo que pareça longa precisa ter um legado…. Um porquê de termos existido nessa terra…. Pode ser uma fé inabalável?  Um exemplo simples de vida? Um grande movimento em prol de algo? Não sei… Só sei dizer que o tempo urge! Rápido demais…

E você, possui um legado? Qual é?

Obs.: Pedimos desculpas aos leitores caso alguma informação esteja incorreta, pois muitos dados foram levantados de forma empírica (sites de genealogias, ou registros muito antigos em cartórios) e etc. O intuito é trazer um pouco a luz uma memória histórica e familiar, sem a intenção de sermos donos da verdade.

*os backups das imagens abaixo foram extraídos da página pessoal de Ronny Duarte (neto do Sr° Faustino Souza Duarte), apenas como um breve registro em imagem histórica.

*as primeiras cópias de certidões que recebi via whatsapp foram de óbito e casamento do avô Faustino e a certidão de “Inteiro Teor” (casamento) do nosso tio avô Marcos; todas enviadas pela neta do sr Faustino, Tulla Duarte.

Agrademos a todos que de alguma forma contribuíram para que esse registro fosse possível (colaboradores do Family Search, familiares que fizeram o registro das imagens, pessoas que entraram em contato com o cartório e familiares que contaram um pouco sobre a história da família)!

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus” Apocalipse 2:7


Extraído: 
https://revistastatto.com.br/lifestyle/cronica/cronicas-origens-faustino-souza-duarte-cla-duarte-de-riacho-de-santanna-bahia-brasil/















*ANÚNCIO DO BLOG: Mercado TRADER e Opções BINÁRIAS:     https://app.monetizze.com.br/r/AVV8667776


Nenhum comentário: