quarta-feira, 15 de abril de 2020

ENTREVISTA COM DANIEL SOUZA DUARTE -. Revista STATTO


Por Daniela Duarte
Conversamos com o empresário Daniel Souza Duarte, que há 34 anos é diretor geral e comercial na Technobras Engenharia. Já empreendeu diversos negócios em outros setores. Concedeu-nos um pouco de seu tempo para falar sobre economia, empreendedorismo e o delicado momento atual, com a pandemia do CORONAVÍRUS.
Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional?
Iniciei a vida profissional com 15 anos de idade na escola técnica através de uma empresa sueca, após estágios e apenas 01 ano de trabalho fui demitido devido ao serviço militar no exército; felizmente me preparei e após 01 ano ingressei na vida profissional no ramo de engenharia de projetos, onde trabalhei como funcionário em diversas e renomadas empresas de Consultoria e Engenharia de Projetos até o ano de 1985, participando ativamente em projetos nos setores industriais de Química, Petroquímica, Óleo e Gás, Siderurgia, Agronegócio, Papel e Celulose, dentre outros. Em janeiro de 1986 entrei para o mundo dos negócios sendo Sócio Fundador da Technobras Engenharia onde estou até os dias atuais.
Além da área de engenharia de projetos, você empreendeu diversos negócios em setores distintos.  Pode-se dizer que tem sido uma pessoa otimista em relação a seu país.  Quais os setores em que já investiu e empreendeu negócios?
É verdade, sempre fui otimista e sonhador com o nosso país. Iniciamos no mundo da moda comprando em atacado e revendendo com equipes de vendas de varejo no estado de São Paulo, BH e outras localidades. Em seguida empreendemos com a fabricação em linha de montagem no setor de confecção de moda feminina, loja em Mall em São Paulo (pequenos shoppings estilo americano), pronta entrega para lojistas de moda, entre outras.
Na realidade, no setor de Engenharia e Consultoria de projetos, sempre houveram muitas crises sazonais no Brasil. E quando isso acontecia eu aproveitava e empreendia em outros seguimentos paralelamente, mas, sem perder o foco em engenharia de projetos.
Como você tem visto o cenário econômico até o momento? Antes da pandemia obviamente, com o novo presidente da república?
Arrumar a casa depois de um grande e duradouro vendaval, dá trabalho e por mais que se arrume a casa a impressão que fica é que não se fez quase nada; vem comigo que eu te explico: O setor da Engenharia de Projetos é um ramo de negócio extremamente sensível, quando a economia está desarrumada. É um dos primeiros setores a ser freado bruscamente por falta de investimentos em modernização no setor produtivo (fábricas), melhorias para ganho de capital, qualidade produtiva e segurança operacional; sem falar em investimentos de novos sites (filiais produtivas). O quero dizer com isto é que a forte crise iniciada em 2013 foi se aprofundando até 2018, e em 2019 a nova administração federal iniciou o processo de modernização administrativa central com Equipes Ministeriais. Profissionais competentes e menos políticos, em parceria com o congresso nacional finalizamos o ano de 2019 com a Reforma da Previdência aprovada, mesmo que não seja a reforma dos sonhos temos a reforma da previdência. Os próximos passos são as reformas: administrativa e tributária, que acabaram ficando para o calendário 2020.
O Ano de 2020, iniciou muito atípico (historicamente no Brasil o país só começava a “andar” depois do carnaval), vários clientes consultando, dando sinais claros de retorno maciço (consistente) de investimentos nos vários setores industriais; tudo apontava para um ano extremamente exuberante até que nos dias finais do carnaval começaram a chegar as notícias de um monstro de dimensões nanicas (nano) e invisível, mas, de estragos incomensuráveis até o presente momento (CORONAVÍRUS). E daí para frente há interrogações que ainda não temos respostas.
Em sua opinião, o que pensa ser necessário no momento, tanto em relação a saúde quanto economia. Devido o momento delicado da pandemia do Coronavírus?
Primeiro e próximos passos: atitudes de constante vigilância político partidárias, cuidar da saúde física e emocional, trabalhar arduamente em home office. Sempre mantendo o foco, e incentivar a flexibilização do retorno à produção de bens e serviços. Pois com a economia herdada da administração federal anterior, não temos gordura alguma para que a força de trabalho dos empregados e empregadores se dediquem exclusivamente à saúde e prevenção por tempo indeterminado.
Fale um pouco sobre a Technobras. O que vocês desenvolvem e para qual setor é destinado?
Fundada em janeiro de 1986, com foco em Engenharia, Consultoria e Gerenciamento de projetos industriais, fornecemos prestação de serviços no setor de Engenharia Multidisciplinar e Consultoria de Projetos, Assistência Técnica à Obra (Ato) e manutenções.
Atendendo, mas não se limitando aos setores industriais de: Óleo e Gás (Onshore e offshore), Químico, Petroquímico, Papel e Celulose, Energético em geral, Alimentício e Home Care dentre outros.
Fale um pouco sobre os setores de Infraestrutura, Industrial e Energia no Brasil atual, depois da Lava a Jato:
Antes de tudo devo pontuar que a Lava Jato ainda não acabou, na minha opinião as experiências acontecidas no âmbito da Lava Jato podem e deveriam ser um instrumento para desenvolver novos métodos e condutas para a relação de desenvolvimento sustentável de fato. Nas relações comerciais, o jeitinho brasileiro de fato não está dando certo, pois o “custo Brasil“ impede o crescimento constante e exponencial, causando sempre o efeito sanfona (nossa economia cresce e encolhe constantemente) nos meus 65 anos já vi e vivi inúmeras crises econômicas.
Sei que existe o contrato de confidencialidade para clientes atuais. Mas cite quais foram alguns dos seus principais clientes?
Como bem falou, temos contrato de Confidencialidade com nossos clientes atuais, sendo que alguns tem cláusulas com prazo de validade de 10 anos e determinados clientes para algumas informações, a confidencialidade é perene. Respondendo melhor sua pergunta, deixo aqui o link https://technobras.com para que você e qualquer leitor possa entrar em nosso site a fim de conhecer alguns de nossos clientes. Mas em resumo respeitamos o contrato de confidencialidade porque respeitamos os nossos clientes.
Em sua opinião como tem se mostrado a conscientização política do povo brasileiro atualmente?
Tenho presenciado e conversando com pessoas de diversas e distintas classes sociais, formação e atividade laboral. Que os maus políticos independentemente de posições partidárias, enfrentarão mais dificuldades daqui para frente para enganar o povo e “conquistar” seus preciosos votos. Lentamente está havendo provável melhora e discernimento dos eleitores com relação aos políticos que, dão ao trabalhador uma “colher de chá” e retiram para proveito próprio com uma “concha”.
O Brasil tem jeito? O que precisamos efetivamente, tanto por parte das autoridades governamentais quanto população, para subirmos positivamente os níveis econômicos, qualidade de vida, e etc.?
Há muito tempo não tínhamos uma equipe no ministério da economia, pujante e representativa, digna da nossa nação. Hoje a possibilidade de uma economia liberal abre espaço para que nossos sonhos minimamente se realizem. É claro que estamos num regime presidencialista e que o congresso nacional também tem seu importante papel com relação a aprovação das reformas tributária e administrativa.
Espero que o Brasil e os brasileiros estejam acima dos interesses partidários de cada membro dos poderes Executivo e Legislativo, somente assim os indicadores econômicos saltarão e a melhoria da qualidade de vida para cada brasileiro estará de fato assegurada.
Muitos empresários e empreendedores individuais e até mesmo a população como um todo está vivendo um momento de incertezas, devido a atual pandemia. Que mensagem você poderia nos deixar nesse momento?
Se todos cuidarem com responsabilidade da própria saúde, as chances de sobrevivência aumentam, seja em trabalho home office ou caso haja alguma flexibilidade com responsabilidade da volta presencial ao trabalho.
Não fique ou faça aglomerações, se estiver na fila em um supermercado peça às pessoas que estão à sua volta que mantenham a distância mínima de 01 metro, afinal a solidariedade também salva vidas.
Extraído
https://revistastatto.com.br/lifestyle/entrevista/entrevista-com-daniel-souza-duarte/




ANÚNCIO DO BLOG: Mercado TRADER e Opções BINÁRIAS:     https://app.monetizze.com.br/r/AVV8667776

Nenhum comentário: