sábado, 23 de março de 2019

Barragens, chuvas e desastres administrativos!


Seria coincidência que durante a crise financeira que se abateu pelo nosso país nos últimos anos, tantas áreas de infra-estrutura deixaram de ter a devida manutenção?
Barragens que se rompem desde Mariana, pontes e viadutos que estão por um fio a sofrer desastres, rios e bocas de lobo que nunca mais tiveram a devida manutenção e por conta disso, quando chove o volume de água e alagamentos estão subindo catastroficamente?

Seriam os sinais dos fins dos tempos? Ou a roubalheira generalizada, falta de escrúpulos e desvios de dinheiro criaram uma espécie de cenário apocalíptico?

Temos acompanhado na mídia televisiva, "desastres ambientais", obras de ciclovias como no Rio de Janeiro, onde se investiu milhões, em contrapartida não terem qualidade e segurança alguma. O aumento da criminalidade e falta de recursos na saúde e redução de investimento em educação, isso tudo em meio a "crise financeira" de nosso país, seria mesmo algo não previsto?

Como cidadãos inteligentes, conscientes de nosso papel transformador, devemos avaliar e não engolir tudo que se publica em jornais e mídia televisiva, como se tudo fosse uma grande obra do acaso.

Se informe, analise os fatos, exija melhorias. As sub-prefeituras não fazem manutenção na sua área a quanto tempo? Os rios e córregos transbordando e fazendo pessoas perderem tudo. Independente no nível econômico, os alagamentos estão ocorrendo em diversas áreas que antes não ocorriam há décadas. Em diversas cidades, nem a manutenção da vegetação está sendo feita.

Cidadania é exercer seu poder de exigir mesmo a manutenção mais básica dessas áreas próximas a você!

Você tem feito seu papel? Ou continua mero expectador de desastres?
Mudemos nossa atitude, ou o cenário nos mudará.


Daniela Duarte da Silva
Jornalista - MTB 29932 RJ



Nenhum comentário: